A alimentação correta das crianças de acordo com a faixa etária

Mar 22, 2017

Respeitar as peculiaridades de cada fase do desenvolvimento humano é primordial para a saúde física e também a psicológica. Pular etapas, principalmente na infância e na adolescência, prejudica o amadurecimento e pode ter consequências na vida adulta e na velhice. No que diz respeito à alimentação, isso é ainda mais palpável, pois as consequências são rápidas e visíveis. A relação com a alimentação tem um papel fundamental no bem-estar físico, emocional e social da criança. Hábitos incorretos resultam em inúmeros prejuízos, envolvendo doenças como desnutrição, anemia, raquitismo, obesidade, além de déficit no crescimento.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação infantil vai do nascimento até o fim da adolescência, aos 19 anos de idade. A atenção à nutrição deve começar já na primeira mamada do recém-nascido. As bases da alimentação são fixadas na infância e os mil primeiros dias são cruciais para determinar o futuro da criança.

 

O papel da família é relevante nesse momento. Estudos mostram que o filho que faz ao menos quatro refeições por semana com a família tem menos risco de desenvolver transtornos alimentares, agressividade e inapetência (ausência de apetite). Mas muito da alimentação incorreta das crianças está no comportamento dos pais: para ajudá-las, é preciso antes mudar o padrão alimentar dos adultos. Precisamos mostrar o mundo maravilhoso dos alimentos para todos. Hoje em dia, todos querem comida rápida e prática de ser consumida, mas fruta também é ‘fastfood’. Tem coisa mais rápida que pegar uma maçã para comer?

 

“Será que meu filho está comendo direito?”

 

Se o filho come até o último grão de arroz do prato a cada refeição ou se ele deixa restos não importa tanto: pais sempre tenderão a se preocupar se ele está comendo o suficiente. Isso é bom, mas não deve causar desespero, segundo Fabiana: É um pensamento até ‘antigo’, pois cada criança tem uma necessidade nutricional diferente, um biotipo próprio. Às vezes, ela não raspa o prato, mas o que comeu é suficiente para nutri-la.

 

FONTE: IG


cacau pode fazer bem
18 Apr, 2017
Temos boas desculpas para não resistir aos chocolates?? Será que ele realmente tem benefícios? Confira no artigo.
órgãos transplantados
18 Apr, 2017
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o coração é o terceiro órgão mais transplantado no Brasil, ficando atrás somente do rim e do fígado.
Coletor Menstrual
18 Apr, 2017
O coletor menstrual se tornou para muitas mulheres uma alternativa simples, prática, higiênica para substituir os absorventes internos e externos durante a menstruação.
excesso de trabalho com AVC
22 Mar, 2017
O trabalho em excesso está ligado a um maior risco de problemas coronarianos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), revela um estudo publicado na revista médica britânica
Sangramento na gestação
22 Mar, 2017
Não importa a fase da gestação, basta aparecer um ponto de sangue na calcinha para a futura mãe perder o sono. Mas nem todo sangramento é motivo de desespero.
Carnaval e alimentação saudável
02 Mar, 2017
Os dias de folia e brincadeiras de Carnaval devem ser aproveitados ao máximo, sim, mas os foliões devem tomar uma série de cuidados para não prejudicar a saúde.
quebra de sedentarismo
02 Mar, 2017
Algumas formas de quebrar o sedentarismo: caminhada no plano com deslocamentos curtos distribuídos no decorrer do dia.
Atividade física para ovário policístico
02 Mar, 2017
A mulher que sofre com ovários policísticos encontra dificuldades na hora de ter um filho, começa a ter problemas com a menstruação, desenvolve diabetes, resistência à insulina e obesidade
evitar crises de refluxo
30 Jan, 2017
Uma sensação de que a comida não caiu bem no estômago e que quer pegar o caminho de volta, acompanhada de azia e queimação, são sintomas de refluxo gastroesofágico.
Share by: