7 mitos e verdades sobre o coletor menstrual

Apr 18, 2017

O coletor menstrual (copinho de silicone anatômico, hipoalérgico e antibacteriano) se tornou para muitas mulheres uma alternativa simples, prática, higiênica para substituir os absorventes internos e externos durante a menstruação. Porém, muitas dúvidas cercam o uso do produto. Por isso, confira alguns mitos e verdades sobre o assunto:


É possível ir à academia e entrar na piscina com o coletor. Verdade! Com o coletor, a mulher pode malhar, correr e até nadar. Entretanto, nos dias de fluxo intenso, o indicado é praticar esportes com menor impacto.


O material do coletor aumenta o risco de alergias. Mito! Os copinhos são fabricados com material hospitalar e são hipoalergênicos, tornando-os indicados para mulheres que sofrem com alergias na área íntima durante o uso de absorventes externos e internos.


Existe mais de um tamanho de coletor. Verdade!  Para proporcionar mais conforto e adaptação adequada, algumas empresas disponibilizam no mercado duas opções de tamanhos: o menor, para mulheres que não tiveram filhos, e o maior para as que já são mães.


O copinho pode ser dobrado de várias formas. Verdade! Existem nove tipos de dobras diferentes para facilitar a inserção do coletor menstrual. O indicado é ir testando até encontrar a mais simples e confortável.


Deve ser higienizado com lenços umedecidos ou álcool. Mito! O indicado é que o produto seja lavado somente com água fria e sabão neutro. Recomenda-se também que, a cada ciclo, ele seja limpo com água fervente. Na hora de guardá-lo use um saquinho ou recipiente seco e arejado para evitar a proliferação de bactérias e fungos.


Não deve ser utilizado por mulheres virgens. Verdade! Não recomendamos, pois existe o risco de rompimento do hímen durante a sua introdução ou retirada do dispositivo.


O produto dura para sempre. Mito! Recomenda-se que seja trocado a cada 3 anos ou até antes, caso a paciente perceba que o copinho está com alguma rachadura ou rugosidade.

 

Fonte: Mulher com Saúde 


cacau pode fazer bem
18 Apr, 2017
Temos boas desculpas para não resistir aos chocolates?? Será que ele realmente tem benefícios? Confira no artigo.
órgãos transplantados
18 Apr, 2017
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o coração é o terceiro órgão mais transplantado no Brasil, ficando atrás somente do rim e do fígado.
alimentação correta das crianças
22 Mar, 2017
A relação com a alimentação tem um papel fundamental no bem-estar físico, emocional e social da criança. Hábitos incorretos resultam em inúmeros prejuízos.
excesso de trabalho com AVC
22 Mar, 2017
O trabalho em excesso está ligado a um maior risco de problemas coronarianos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), revela um estudo publicado na revista médica britânica
Sangramento na gestação
22 Mar, 2017
Não importa a fase da gestação, basta aparecer um ponto de sangue na calcinha para a futura mãe perder o sono. Mas nem todo sangramento é motivo de desespero.
Carnaval e alimentação saudável
02 Mar, 2017
Os dias de folia e brincadeiras de Carnaval devem ser aproveitados ao máximo, sim, mas os foliões devem tomar uma série de cuidados para não prejudicar a saúde.
quebra de sedentarismo
02 Mar, 2017
Algumas formas de quebrar o sedentarismo: caminhada no plano com deslocamentos curtos distribuídos no decorrer do dia.
Atividade física para ovário policístico
02 Mar, 2017
A mulher que sofre com ovários policísticos encontra dificuldades na hora de ter um filho, começa a ter problemas com a menstruação, desenvolve diabetes, resistência à insulina e obesidade
evitar crises de refluxo
30 Jan, 2017
Uma sensação de que a comida não caiu bem no estômago e que quer pegar o caminho de volta, acompanhada de azia e queimação, são sintomas de refluxo gastroesofágico.
Share by: