Medidas simples para evitar crises de refluxo

Jan 30, 2017

Uma sensação de que a comida não caiu bem no estômago e que quer pegar o caminho de volta, acompanhada de azia e queimação, são sintomas de refluxo gastroesofágico, um problema digestivo que acomete 20% dos brasileiros.

O refluxo se manifesta quando uma válvula chamada esfíncter, que tem a função de impedir que o suco gástrico vá para o esôfago, não funciona corretamente e abre sem necessidade. Parte da comida e do suco gástrico pode voltar ao esôfago e causar queimação. Ainda não se sabe por que o esfíncter não exerce corretamente sua função. O que sabemos é que a genética é um fator importante para o aparecimento do problema.

Sintomas

Além de azia e da sensação de que a comida está voltando para a boca, o refluxo pode apresentar outros sintomas. O suco gástrico pode ir para o pulmão, por exemplo, e causar asma, tosse seca e soluço. Também podem haver problemas odontológicos por causa da acidez do suco gástrico. Um exemplo é a perda da dentina, camada interna que envolve o nervo, o que leva à sensibilidade dos dentes.

Se não tratado, o refluxo prejudica a qualidade de vida da pessoa, porque dores e azia tendem a piorar com o tempo. Além disso, sem tratamento, o problema pode evoluir para a esofagite, caracterizada por machucados no esôfago, ou para o chamado Esôfago de Barret, uma alteração no tecido do órgão que causa câncer.

Tratamento

O tratamento farmacológico pode ser feito pontual ou cronicamente, de acordo com a gravidade da esofagite. O tratamento com medicamentos é baseado em drogas que diminuem a secreção de ácido no estômago e nos pró-cinéticos, que aceleram o esvaziamento gástrico e tendem a contrair o esfíncter, dificultando a sua abertura sem necessidade. Nos casos mais graves, uma cirurgia pode fazer o esfíncter voltar a funcionar corretamente.

Evite alimentos gordurosos e doces

Como eles são digeridos mais lentamente pelo estômago, o processo aumenta a pressão dentro do órgão e força a abertura da válvula que separa o estômago do esôfago, o esfíncter. Comidas com muita gordura também tendem a relaxar o esfíncter e fazer com que ele abra mais do que o normal, aumentando o risco do suco gástrico ir para o esôfago.

Corte ou consuma refrigerantes moderadamente

O gás das bebidas gasosas relaxa o esfíncter e faz com que ele se abra sem necessidade, facilitando a saída do suco gástrico para o esôfago. As bebidas à base de cola são as que mais relaxam o esfíncter.

Não exagere nas refeições

Comer muito em uma só refeição faz com que o estômago tenha mais alimento para digerir. Consequentemente, o órgão se distende, o que leva ao aumento de pressão e à abertura do esfíncter.

Coma sem pressa

Segundo o gastroenterologista Joaquim, quando uma pessoa come rápido, ela engole ar junto com a comida. O ar ingerido aumenta a pressão dentro do estômago e faz com que o esfíncter se abra sem necessidade. Por isso, o ideal é mastigar bem os alimentos e comer sem pressa.

Mantenha o peso

O sobrepeso e a obesidade aumentam a pressão no abdômen e no estômago. Com isso, o esfíncter se abre de maneira equivocada e o suco gástrico vai para o esôfago, causando o refluxo.

Não fume

Substâncias presentes no cigarro, como o tabaco, estimulam a produção de suco gástrico e alteram o funcionamento do esfíncter. Esses dois fatores juntos contribuem, e muito, para que o conteúdo do estômago vá para o esôfago.

Não durma até duas horas após a última refeição

Quando nos deitamos, a pressão dentro do abdômen aumenta naturalmente — e a pressão do estômago também. Se uma pessoa que tem tendência ao refluxo vai dormir com a barriga cheia, o risco de o alimento que está no estômago ir para o esôfago é maior. Por isso, é preciso esperar que parte da comida tenha sido digerida antes de se deitar.

FONTE: VEJA

cacau pode fazer bem
18 Apr, 2017
Temos boas desculpas para não resistir aos chocolates?? Será que ele realmente tem benefícios? Confira no artigo.
órgãos transplantados
18 Apr, 2017
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o coração é o terceiro órgão mais transplantado no Brasil, ficando atrás somente do rim e do fígado.
Coletor Menstrual
18 Apr, 2017
O coletor menstrual se tornou para muitas mulheres uma alternativa simples, prática, higiênica para substituir os absorventes internos e externos durante a menstruação.
alimentação correta das crianças
22 Mar, 2017
A relação com a alimentação tem um papel fundamental no bem-estar físico, emocional e social da criança. Hábitos incorretos resultam em inúmeros prejuízos.
excesso de trabalho com AVC
22 Mar, 2017
O trabalho em excesso está ligado a um maior risco de problemas coronarianos e de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), revela um estudo publicado na revista médica britânica
Sangramento na gestação
22 Mar, 2017
Não importa a fase da gestação, basta aparecer um ponto de sangue na calcinha para a futura mãe perder o sono. Mas nem todo sangramento é motivo de desespero.
Carnaval e alimentação saudável
02 Mar, 2017
Os dias de folia e brincadeiras de Carnaval devem ser aproveitados ao máximo, sim, mas os foliões devem tomar uma série de cuidados para não prejudicar a saúde.
quebra de sedentarismo
02 Mar, 2017
Algumas formas de quebrar o sedentarismo: caminhada no plano com deslocamentos curtos distribuídos no decorrer do dia.
Atividade física para ovário policístico
02 Mar, 2017
A mulher que sofre com ovários policísticos encontra dificuldades na hora de ter um filho, começa a ter problemas com a menstruação, desenvolve diabetes, resistência à insulina e obesidade